ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO

A alimentação é um fator fundamental para alcançar uma boa performance, dai deve ser equilibrada e completa para que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e garanta um bom resultado.

Uma alimentação equilibrada deve fornecer ao nosso organismo, agua, proteínas, carbohidratos, lípidos, vitaminas, fibras e minerais. Lembre-se que nenhum alimento específico, ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição.

-IMPORTANCIA DA HIDRATAÇAO: A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% a 70% do seu volume, possuindo um papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.

-O QUE COMER ANTES DO TREINO: O ideal é escolher alimentos com baixo índice glicémico, como: iogurte natural ou magro, aveia, batata-doce, arroz integral, nozes, fruta,… Estes alimentos têm uma digestão mais lenta, portanto o açúcar será libertado no organismo aos poucos, mantendo assim o nível de energia constante.

-O QUE COMER APÓS O TREINO: O macronutriente ideal para ingerir no final da atividade física é a proteína, esta vai reparar o tecido muscular, repor os níveis de glicogénio, eletrólitos e fluidos. Alguns alimentos que desempenham bem este papel são por exemplo as carnes brancas, claras de ovo, queijo fresco magro,… Devemos também ingerir hidratos de carbono de rápida absorção.

 

– Lembrem-se que os resultados satisfatórios só aparecerão se o exercício físico for aliado a uma alimentação adequada.

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